O carro
da Google "que não precisa de motorista começou como um projeto
de brincadeira e se tornou um dos maiores empreendimentos da companhia.Na verdade, a Google produz o software
e o testa em modelos de outras empresas.
A Califórnia, nos Estados Unidos, assinou uma lei que permite que os testes do carro sejam feitos nas ruas da cidade. A lei é rígida no quesito segurança. Impõe que tenha sempre uma pessoa no volante, para assumir o controle a qualquer momento. Os testes são feitos principalmente nas horas de maior movimento das ruas. O modelo do veículo que foi usado é o Toyota Prius e tem uma placa especial, com fundo vermelho e um símbolo de infinito. Os estados da Flórida e Nevada também permitem testes com esses carros.
O software funciona da seguinte forma:
são montadas câmeras de vídeo no teto, sensores de radar e uma mira a laser –
Velodyne 64 - para enxergar outros carros e obstáculos no trânsito. O
dispositivo examina e grava medições a laser para criar um modelo 3D do mundo,
correlacionado com mapas de alta resolução. A partir desse material, ele cria
rotas para desviar de obstáculos e obedecer às leis de trânsito.
O veículo também é equipado com radar, GPS, uma unidade de medida inercial e outros sensores que o mantém em curso e o sistema alerta em 360 graus.Quem liderou o desenvolvimento desse software foi Sebastian Thrun, professor da Universidade de Stanford, com o propósito de reduzir os acidentes de trânsito. A ideia também é uma excelente alternativa para quem mora em uma cidade grande e sofre com engarrafamentos.
“Robôs não sentem sono, não se distraem e não ficam bêbados: seria o fim de parte das causas de tragédias no trânsito.” diz Frederico Pistono, cientista italiano."A grande maioria dos acidentes ocorre por erro humano. Com o uso de computadores, sensores e outros sistemas, um veículo autônomo é capaz de analisar o ambiente de direção mais rapidamente e operar o veículo com maior segurança", afirmou Alex Padilla, do Legislativo do Estado da Califórnia.Demonstração do desempenho do carro:
O veículo também é equipado com radar, GPS, uma unidade de medida inercial e outros sensores que o mantém em curso e o sistema alerta em 360 graus.Quem liderou o desenvolvimento desse software foi Sebastian Thrun, professor da Universidade de Stanford, com o propósito de reduzir os acidentes de trânsito. A ideia também é uma excelente alternativa para quem mora em uma cidade grande e sofre com engarrafamentos.
“Robôs não sentem sono, não se distraem e não ficam bêbados: seria o fim de parte das causas de tragédias no trânsito.” diz Frederico Pistono, cientista italiano."A grande maioria dos acidentes ocorre por erro humano. Com o uso de computadores, sensores e outros sistemas, um veículo autônomo é capaz de analisar o ambiente de direção mais rapidamente e operar o veículo com maior segurança", afirmou Alex Padilla, do Legislativo do Estado da Califórnia.Demonstração do desempenho do carro:
2 comentários:
A ideia deste carro é muito boa tendo em vista que o ser humano possui limitações fisicas e o carro vem justamente atende-las. Espero muito o dia em que essa tecnologia possa ser reproduzida em Santarém 'rsrsrs
O carro ia ficar doidinho desviando dos buracos daqui. x) mas seria uma boa pra tentar amenizar com os acidentes de transito por conta de imprudências.
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